Me incomoda

Me incomoda o povo confundindo o dia da mulher com o dia das mães.

Me incomoda os homens confundindo o dia da mulher com o dia da esposa, da amante, da gostosa que eles querem comer.

Sexta-feira, na aula de hidro, passei uma hora ouvindo uma coletânea de músicas que fizeram para a mulher:

– Teve Roberto Carlos homenageando as baixinhas e as quarentonas que ele quer comer;

– Teve Martinho da Vila enumerando as mulheres que ele já teve, de todas as cores, idades, formatos, tamanhos, só faltou materiais, tipo mulher de plástico.

– Teve um cara de axé com a voz do Compadre Woshington homenageando a mulher toda boa, toda boa, toda boa… que ele quer comer;

– Por fim teve uma luz no fim do túnel, e eu aliviada pude ouvir a Elis Regina cantando Maria Maria. Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!

Mas antes da hidro, eu ainda tive que ler o e-mail do meu chefe homenageando as mulheres. Além das gafes clássicas de homenagear mãe, esposa e empregada, ele ainda resolveu ser profundo e citou vário filósofos (notem, filósoFOS), todos comparando mulheres com flores, perfume, jardim, purpurina.

É tão difícil assim homenagear simplesmente a mulher? E antes que digam, não, eu não tô na TPM. É só que me exaspera ver que ainda precisamos de mil dias da mulher pra realizar o que é ser mulher. Eu posso não ser mãe ou esposa, posso não saber fritar um ovo. Posso, ao invés disso, dirigir um caminhão, virar uma laje ou gostar de mulher. Ainda assim, serei tão mulher quanto qualquer outra.

Dizem que mulher é um ser complicado por natureza. Mas complicadas são as regras que inventaram pra gente. Pela natureza, ser mulher é muito simples, tão simples que a gente nasce sabendo, mas quando cresce, desaprende.

Ser mulher é fazer as coisas #LikeAGirl.

Obrigada, Always.

Deixe um comentário

