Novembro em Roma

Já viajo no clima que venham os imprevistos. E claro, eles nunca me desapontam. Alguns bobos, outros épicos, nesta viajem teve de tudo. A começar pelo embarque no Galeão, quando a Polícia Federal me barrou. Foi bobagem, parece que eu tinha um homônimo por lá, quem manda ter nome de pobre. Na verdade fui barrada duas vezes, primeiro foram os líquidos da minha bagagem de mão que tinham mais de 100ml. Voltei correndo até o check in pra despachar meu shampoo caro na mochila.

Imprevisto épico foram os bilhetes do trem pra Florença e Nápoles que comprei com as datas erradas, pra variar. Três horas depois, nos arredores da Praça de Espanha, nos demos conta da confusão. De volta ao Termini, o rapaz disse que era impossível trocar e eu desatei a chorar. Daí ele nos levou até uns funcionários da Alitália, e acabamos conseguindo trocar os bilhetes.

Falando em choradeira, chorei nos dois vôos da volta. No primeiro, até Londres, achei que o piloto não ia achar a pista de pouso. Não dava pra ver um palmo naquele céu horrível de Londres. Lembrei da tragédia do Eduardo Campos em Santos, que também estava nublado e chovendo e o piloto acabou enterrando o avião de bico seis metros chão a dentro. Mas como estou aqui agora digitando esse monte de sandices, vocês bem podem ver que o piloto conseguiu, aquele fofo!

No vôo seguinte inventei de assistir o filme A Culpa é das Estrelas. Pronto, chorei copiosamente com aquele drama açucarado.

Teve também a perda da minha bolsa. Minha bolsinha tressê preto e branca linda de morrer, pequenininha e que cabe tudo, até guarda-chuva, igual à da Mary Poppins. Marido fez o favor de esquecer num restaurante perto da Piazza Navona. Quando voltamos no dia seguinte o garçom era o mesmo. Descrevemos a bolsa, ele parecia saber do que se tratava, entendeu exatamente como era a bolsa e tal. Mas quando perguntamos se tinha ficado lá, ele demorou alguns segundos e por fim… – Não senhor, não vi nenhuma bolsa assim aqui. Mentiroso! Eu vi nos olhos dele quando ele mudou de ideia e resolveu mentir. Sabe quando a pessoa titubeia? Eu mentindo também sou assim. Ele ficou com a minha bolsa. Ódio!

Tiveram também os quatro dias seguidos de chuva. Muita chuva. Novembro tem esse problema. Pegamos fila ZERO no Vaticano, Coliseu e até na Galeria Uffizi em Florença, tudo sem reserva antecipada. Isso é a bênção suprema que um turista pode ter em Roma. Mas em compensação, que aguaceiro. Quando o temporal apertava, entrávamos numa igreja. Sempre tem uma igreja por perto pra te socorrer em Roma. E assim descobrimos seis quadros do Caravaggio!  Chegamos à parte boa da viajem. Aleluia.

Caravaggio de graça nas igrejas

Eles ficam nos altares laterais, em lugares pouco iluminados, e tem uma maquininha que vc coloca uma moeda pra acender uma luz no quadro. E sempre tem um grupinho de pessoas por perto, esperando pela luz. No começo marido colocava moedinhas pra gente poder ver o quadro. Mas o muquirana botava moedas de 20 centavos, e a luz mal durava 1 minuto. Quando a escuridão voltava, ficava todo mundo se entreolhando esperando o próximo patrocinador da luz. Logo aprendemos a malandragem passamos a fazer o mesmo. Em todas as igrejas era o mesmo esquema. Às vezes uma alma generosa botava moedas mais graúdas, e a luz durava um bom tempo.

Perto da Piazza Navona, achei esses três na  igreja San Luigi de Francesi, pintados entre 1599 e 1602: O Chamado de São Mateus, A Inspiração de São Mateus, O Martírio de São Mateus.3caravaggios

Outros dois na Igreja Santa Maria del Popolo: A crucificação de Pedro e a Conversão de Paulo.

crucificaçaõ de pedro

Conversão de Paulo

E a Madonna dei Pellegrini,  na igreja de Santo Agostinho, pintado entre 1604 e 1606.

CARAVAGGIO - Nossa Senhora dos Peregrinos

Nessa mesma igreja tem também esse afresco de Rafael de 1512, O Profeta Isaías:

Raffaello_profeta_isaia

Curiosidades pelas ruas

Não precisa gastar dinheiro com água. Pode tomar dessas bicas de rua espalhadas pela cidade mesmo. 1167

Pra atravessar a rua, só se metendo na frente dos carros. Eles dão uma paradinha rápida, quase em cima de você, e só quando você decididamente se joga na frente deles. Na dúvida, espere um italiano e siga ao lado dele. Os carros dão uma meia parada super rápida, só o suficiente pra não te matar.

Entre a Via dei Cappellari e a Via dei Pellegrino tem uma passagem escura e cheia de latas de lixo por baixo dos prédios que termina no Arco di Santa Margherita, perto do Campo dei Fiori. Nesse local tem uma plaquinha de mármore na parede: arco

E a plaquinhas diz o seguinte:

MONNEZZA2

“É expressamente proibido a qualquer pessoa jogar ou trazer imundície de qualquer tipo para o entorno do presente arco, sob pena de multa de vinte e cinco escudos, sendo o acusador mantido em segredo, e outras penalidades como castigos corporais além da pena pecuniária para os pais em lugar dos filhos e para os mestres em lugar dos servos, em cumprimento da portaria do Presidente das Ruas. Publicado em 14 de agosto de 1733.”  Livre tradução minha com ajuda do tradutor do Google.

A questão do lixo nas ruas é um problema antigo em Roma, conforme um apanhado feito por esse site com diversas outras plaquinhas do século XVIII como esta. Legal, né?

Outra coisa legal em Roma é ter um vislumbre de como era a sociedade antes do moralismo cristão. Ao lado da Coluna de Trajano, construída no ano 113 d.C, tem um painel comprido com a reprodução de todas as cenas esculpidas na coluna. No meio dessas cenas achei um beijo gay na comemoração dos romanos pela vitória de uma batalha contra os dácios. Há 1900 anos! E a gente fazendo aquela novela toda com o  beijo do Félix em 2014.1113

Pizza al taglio

Em qualquer lanchonete ou padaria em Roma você encontra umas pizzas super compridas em cima do balcão. É a pizza ao talho. Basta apontar em que altura quer o corte e o atendente desce o facão na pizza igual Kill Bill! Comi isso em vários lugares, é vendido por peso e fica super barato. O melhor foi no Roscioli, que por sorte ficava bem em frente ao hotel, e as mais gostosas são as mais simples, só com molho de tomate e queijo. A massa é crocante e o molho é suculento.pizza_em_roma

Amanhecer e entardecer no morro do capitólio

Do lado direito do monumento a Vitório Emanuelle II tem uma escadaria que dá no topo da colina do Capitólio. Lá em cima, cruzando a Praça do Capitólio você tem dois locais, à esquerda e à direita desse prédio aí em baixo, de onde se tem duas vistas privilegiadas para o Foro Romano. Piazza_del_Campidoglio

Às 8h da manhã, seguindo pela ruazinha à direita,  você pode ver o Foro Romano ainda vazio e coberto de névoa. É muito lindo. No fim da tarde, novamente vazio, debaixo dessa árvore no lado esquerdo da foto ouve-se a algazarra das andorinhas. É muita andorinha pra pouca árvore, daí elas voam em bandos de árvore em árvore freneticamente, parece uma dança das cadeiras, com árvores no lugar das cadeiras. É muito lindo também. Não tem como fotografar.