Ah, o amor…

 (almofadas da Lu Gastal)

Ontem marido e eu fomos ao cinema assistir Deus da Carnificina. Filmaço! Muito apropriado para o dia dos namorados. Recomendo. Uma comédia mordaz que serve para nos lembrar que namoros levam a casamentos, e que casamentos redundam em filhos, e que talvez seja melhor não dar o primeiro passo. De minha parte, saí pela tangente e parei no meio do caminho, depois do namoro e antes dos filhos. Vou ficando por aqui que é mais seguro. O problema é perder o dia dos namorados sem sequer ganhar um dia das mães como prêmio de consolação.

Marido segue ignorando solenemente o dia dos namorados, e dorme tranquilo da vida. Só mesmo a taquicardia provocada pelas borrifadas de Aerolin pra fazê-lo lembrar que tem coração. Marido, se botar seu amor na vitrine ele nem vai valer R$1,99.

Como lidar, Brasil?

Tentando resgatar esse sentimento lindo que nos toma no dia dos namorados, fui procurar o que fazer nesse vasto celeiro de ideias cagadas iluminadas que é a internet…

 (pão com ovo do cute food for kids)

Aproveitei a última garraga de vinho que sobrou na minha adega, depois do queijos e vinhos e fondue e raclete que dei semana passada aqui em casa para uns amigos. Na verdade não sobrou. Eu escondi deliberadamente o melhor vinho da casa dos meus amigos bebuns. Desculpe amigos, mas precisava garantir o meu dia dos namorados. E vocês já estavam mesmo tão bêbados, né lindões?

Aproveitei uma peça de filé mignon que morava no freezer, um gorgonzola que também sobrou do queijos e vinhos e fiz umas adaptações dessa receita de filé mignon ao molho gorgonzola com tomates recheados.

Então amiga, se nada mais te resta a esperar desse dia dos namorados, se joga na cozinha, faça um belo jantar, à la Festa de Babete, porque a comida salva almas. Bem na vibe machista de revista feminina dos anos 40.

Vem comigo Amélia, ops, amiga, me acompanha.

1 – Tempere uma peça de filé mignon com tudo o que tiver em casa. Eu usei sal, noz moscada, pimenta do reino, alecrim, mostarda e um cálice de vinho tinto. Deixe por pelo menos 2h. Eu deixei de um dia pro outro.

2 – pegue uns tomates inteiros, retire o miolo, faça uma misturinha desse miolo picado com cebola e alho picados, tempere com orégano, sal, pimenta do reino e um fio de azeite.

3 – recheie os tomates com a mistura e tampe com queijo ralado.

4 – frite a carne no azeite. Use uma panela alta pra sujar menos o fogão, porque não pode tampar senão o vapor vai cozinhar a carne ao invés de dourar.

5 – leve ao forno a carne e os tomates, em recipientes separados. Aprendi a forrar o pirex da carne com papel alumínio pra sujar menos e facilitar na hora de lavar. Mas não é pra embrulhar a carne no papel alumínio, é só pra proteger o pirex. Despeje sobre a carne o que sobrou dos temperos com vinho. A carne deve ficar no forno por cerca de 10 min. pra mal passada, ou 30 min. pra bem passada. Eu esqueci e acabei deixando 40 min., mas gostei. Assim que tirar a carne e os tomates do forno, espete uma folha de manjericão em cada tomate.

6 – enquanto a carne e os tomates assam, bata no liquidificador o molho de gorgonzola (100g de gorgonzola, 1 xíc. de leite, 50ml de creme de leite, 1 colher de sopa de  maizena, pimenta do reino). Frite brevemente uns cogumelos na panela que fritou a carne e despeje o molho de gorgonzola em seguida.

7 – Mexa até engrossar. Foi aí que abri mão do molho branquinho. Preferi fazê-lo na panela da carne pra aproveitar a crosta dourada da fritura. Meu molho ficou com uma cor linda e inédita para um molho de gorgonzola. E uma delícia. O melhor molho do mundo. Eu sou uma gênia.

7 – Retire o papel alumínio, despeje o molho sobre a carne e voilà!

Melhor que Rio Restaurant Week.

2 Respostas para “Ah, o amor…

  1. Porra, fiquei com água na boca aqui!

Deixe um comentário

